Estados Unidos aplica Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes e amplia tensão ao Brasil.

Foto: Reprodução. 

Sim — os Estados Unidos impuseram oficialmente sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 30 de julho de 2025, com base na Lei Global Magnitsky.

🧾 O que aconteceu:

O Departamento do Tesouro dos EUA, por meio do OFAC, incluiu Moraes na SDN List (lista de pessoas especialmente designadas), resultando em congelamento de bens nos EUA e proibição de transações financeiras por americanos com o ministro. Também afeta empresas como Mastercard e Visa.

As acusações envolvem:

prisões arbitrárias sem acusações formais, supressão da liberdade de expressão, inclusive contra cidadãos americanos e plataformas como X e Rumble, processos politicamente motivados, relacionados à investigação do ex‑presidente Jair Bolsonaro.

Essa ação ocorre logo após a revogação do visto de Alexandre de Moraes nos EUA, anunciada em 18 de julho de 2025 pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, também atingindo familiares e outros ministros do STF.

🧭 Contexto político e diplomático:

As sanções estão diretamente relacionadas ao contexto das tensões entre Brasil e EUA em meados de 2025, incluindo a imposição de tarifas comerciais duras — de até 50% sobre produtos brasileiros — como retaliação ao julgamento de Bolsonaro no Brasil, que Donald Trump classificou como “caça às bruxas”.

Essas restrições marcaram um novo patamar na crise diplomática, com críticas de autoridades brasileiras ao que classificaram como ingerência externa e ataque à soberania e à independência do Judiciário de um país democrático.

✅ Então, o Brasil concorda?

Não. O governo brasileiro — incluindo o presidente Lula e membros do STF — repudiam fortemente a medida. O Judiciário brasileiro afirmou que não se deixará intimidar por sanções de outro país, já que Moraes atuou dentro das normas da Constituição e teve suas decisões confirmadas pelos colegiados competentes.

📝 Resumo da ação;

Em 18/07/2025 foi revogado o visto de Alexandre de Moraes e familiares e neste dia
30/07/2025 as Sanções pela Lei Magnitsky impostas ao ministro do STF.


www.pontaldosertao.com.br 
Via Redação. 

Comentários