Agricultura irrigada e geração de empregos.
Exatamente no Sítio Moreira no Município de Porteiras - Ceará, a agricultura irrigada além de garantir uma variedade de produtos alimentícios, vem gerando empregos e renda para Famílias da Comunidade.
No Brasil a agricultura irrigada vem apresentando um crescimento significativo a cada ano, só em 2020 houve um aumento de 18,96%, número que equivale a uma área incremental de 249.225 ( duzentos e quarenta e nove mil, duzentos e vinte e cinco hectares), presente em todas as regiões do País.
O blog Pontal do Sertão foi conferir esta realidade de perto e contar um pouco dessa experiência de vida e de muito trabalho no campo, percorri alguns hectares iniciando pelo o plantio de jerimuns.
São 6 hectares de milho plantado para fazer silagem e pastejo para o gado, bem que se pode ver que são áreas plantadas por etapas, sendo algumas ou outras já com o corte realizado para pastejo.
No pátio da casa de apoio aos trabalhadores há bastante sacas de pastejo já pronto para estoque e em conversa com um dos trabalhadores Cleuson de Andrade, perguntei quantos kg são retirados por cada processo de corte do plantio, o mesmo falou em 30 toneladas por hectares e o tempo estimado da data que planta ao corte, é de 90 dias.
Entre os plantios de jerimuns e milho, há também uma plantação de goiabas e no mesmo espaço entre uma linha a outra é aproveitado para plantar feijão, além da produção do feijão, facilita assim a limpeza de todo o plantio.
Boa parte do sistema já se encontra automatizado e a irrigação é controlada por meio de um painel instalado próximo ao conjunto dos motores bombas.
Fora esta época de silagem a mesma propriedade é explorada para outras lavouras sendo elas feijão, pimentão, tomate, melancia, mamão, banana e macaxeira.
Gerando direto ou indiretamente de 6 a 10 empregos e garantindo abastecimento ao mercado interno e regional com qualidade nos produtos.
Ainda se falando de milho, aquele plantado no período do inverno, a colheita desse ano de 2021, foi de 1.729 sacas, 15 mil kg de bananas e 40 mil kg de pimentão.
Boa parte da produção é transportada para o comércio de Juazeiro do Norte, para o Ceasa e também para outros comerciantes que recebem diretamente do produtor.
Observação: o blog não buscou levantar outras quantidades retiradas de outras lavouras plantadas.
Este empreendimento agrícola tem como empreendedor: O Sr. Cícero Miguel do Nascimento, conhecido popularmente por Tutulho.
Comentários