Artesanato em argila.

No Brasil, bem mais do que em outros países, temos uma curiosa e relevante relação entre artesanato e folclore. 

Muitas manifestações culturais típicas do interior do Brasil possuem o artesanato como parte de suas tradições. 

Desta forma, os objetos criados são manifestações físicas de conceitos artísticos, religiosos ou sociais.

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o artesanato brasileiro é um dos mais ricos e criativos do mundo, exportado para o mundo inteiro. Uma fonte de renda para muitas famílias.

O artesanato em argila são também usado para produtos utilitários, decorativos e artigos religiosos.
Desde 1990 a Sra. Maria do socorro atua nesse ramo, a 31 anos, a mesma vem se dedicando a produção de várias peças e não faz outro serviço, à não ser o artesanato assim como podemos conferir nas imagens. Tirando um tempo apenas para ir até a Cidade resolver algo ou cuidar da mãe.

Para toda a produção das peças na sua Comunidade que fica localizado no Sítio Baixa do Quaresma no Município de Missão Velha, é necessário um deslocamento de 06 km para transportar a argila que é retirada da Comunidade do Sítio passagem de Pedra, também no Município de Missão Velha. 

Para dá início aos trabalhos, a mesma precisou de financiamento bancário, recursos destinados a esta categoria, com finalidade de desenvolvimento local, regional e familiar. 

Hoje ela consegue trabalhar livre de qualquer financiamento bancário e com o tempo o artesanato foi crescendo, desenvolvendo e a mesma ja conseguiu dois grandes feitos, um é trabalhar livre de empréstimos nesse momento e o outro foi ampliar seu próprio local para armazenar e estocar a sua produção.
As vendas internas tem feito a mesma manter uma produção adequada para atender as demandas, e que sempre viaja para participar de feiras regionais, estaduais e feiras itinerantes. Feiras citadas que a mesma participa todos os anos são Expocrato, Exproaf e também em Fortaleza. 

As feiras participativas servem de experiências, aprendizagens e conhecimentos. Essa é uma atividade que vem se destacando a cada dia em modalidades e a mesma disse que não perde a oportunidade de participar de nenhuma feira. 

Em período muito quente há uma desvantagem, as panelas, pratos, tigelinhas e travessas, não tem muita instabilidade e chegam a se quebrarem bastante.
Já em período frio, há algumas vantagens, as mesmas peças não quebram tanto, mas já se referindo a umidade do período chuvoso, aí já influencia o bastante, pelo o motivo de várias peças não assar bem para ficar no ponto correto para o estoque. 

Depois da realização da produção, as peças só serão levadas ao forno entre 30 a 40 dias e o tempo de permanência assando, é de 24 a 26 horas.

O artesanato mão na massa fica às margens da CE 293, a 06 km do centro comercial da Cidade de Missão Velha - CE.

Temos como empreendedora: a Sra. Maria do Socorro Nascimento. 
Blog: www.pontaldosertao.com.br, sigam e compartilhem. 

Comentários