A Viação Itapemirim S/A. Nome se dado na época quando Fundada.
Fundada em 04 de julho de 1953, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo por Camilo Cola, a Itapemirim foi uma das empresas de transporte rodoviario bem consolidada por ter sido uma das viações mais utilizada por passageiros que viajam pelo o Brasil, sobretudo na região do Nordeste.
A empresa hoje não faz mais parte da família Cola, a mesma foi vendida para um grupo de empresários de São Paulo e o Fundador da A Viação Itapemirim Camilo Cola, faleceu no dia 29 de maio de 2021, aos 97 anos. O motivo do falecimento foi causas naturais.
A Itapemirim desde muitos anos vem passando por vários problemas, inclusive financeiros, em março de 2016 a Itapemirim protocolou um pedido de recuperação judicial na 13° Vara Cível Especializada Empresarial de Vitória (ES), na época as dívidas da empresa somavam 336,49 milhões e o processo envolve várias empresas do grupo Itapemirim.
O Empresário Sidnei Piva, tinha um sonho de montar a companhia aérea Itapemirim desde que adquiriu a empresa, mesmo assumindo as dívidas pelo o fato da empresa estar em um processo de recuperação judicial. O mesmo sabendo que no passado a mesma já tinha trabalhado com linhas aéreas para transportes de cargas, o sonho era ter uma empresa com qualidade diferenciada.
O projeto deu certo, os voos domésticos se iniciaram, mas seis meses depois de começar a voar, a aérea ITA, do grupo ITAPEMIRIM, voltou ao chão e com muitos passageiros sem atendimento e sem saber o que fazer nos aeroportos por causa de uma operação suspensa dias antes do feriado de Natal.
Como se não bastasse a crise causada pelo o setor aéreo da Itapemirim, uma portaria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU), do dia (30) desta quinta-feira, autoriza A Viação Itapemirim a encerrar operações Terrestres em 73 cidades no Brasil, afetando diversas linhas e empregos.
LINHAS AFETADAS:
Areia (PB) – Recife (PE),
Belo Horizonte (MG) – Recife (PE)
Brasília (DF) – Maceió (AL)
Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Campos dos Goytacazes (RJ)
Caldas Novas (GO) – Maceió (AL)
Feira de Santana (BA) – Fortaleza (CE)
Recife (PE) – Barra do Garças (MT)
Recife (PE) – Curitiba (PR)
Recife (PE) – Foz do Iguaçu (PR)
Recife (PE) – Rio de Janeiro (RJ)
Recife (PE) – São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ) – Teresina (PI)
Salvador (BA) – Sobral (CE)
São Paulo (SP) – João Pessoa (PB)
São Paulo (SP) – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Teresina (PI) – Belém (PA).
Camilo Cola foi administrador, empresário e deputado federal pelo o Estado do Espírito Santo por dois mandatos, entre 2007 e 2015 pelo o PMDB, hoje MDB, (Movimento Democrático Brasileiro).
Comentários