O sertanejo que vive no semiárido Brasileiro, busca sempre uma renda a mais e da maneira como pode.
No Sítio Betânia município de Barbalha na região do Cariri, ao trafegar em uma estrada vicinal que dá acesso ao Distrito de Caririzinho PE., encontramos a D. Maria de Araújo, Agricultora e empreendedora rural.
A mesma estava com dois carrinhos de mãos, um com pequis e outro com abacates, vendendo as pessoas que por ali passam, tanto para Barbalha, quanto para o Caririzinho, Maria de Araújo, além de percorrer várias localidades na Chapada do Araripe para trabalhar na colheita dos mesmos, ela ainda faz negócios com outras pessoas que também faz o mesmo trabalho que ela nesta época do ano. Assim como ela e tantos outros se reúnem e vão pra colheita dos pequis. Lá ouvi relatos que a safra deste ano está menor, e não foi igual a do ano passado.
D. Maria de Araújo, nos relatou que faz este tipo de trabalho desde muito nova, nascida na Comunidade a mesma foi crescendo e vendo seus familiares irem buscar na colheita uma fonte de renda, apesar que é um período muito rápido a safra, assim pontuou.
O blog perguntou se a mesma pretende naquele mesmo local, colocar outras coisas a mais para vender, a resposta foi que sim, que realmente há este plano, mas a mesma falou em construír um salão, pois é necessário por conta do sol e a chuva, mesmo que seja pequeno.
Um dos desejos da D. Maria é construir a sua casa de alvenaria, mas há muitas dificuldades em comprar os materiais para construir a sua casa, por estarem muito caro nos últimos três anos. D. Maria mora nesta casinha simples de taipa, com seu esposo e os seus 05 filhos. São 06 filhos ao todos e a mais velha já é casada e mora em uma outra residência.
São agricultores e criadores de galinhas, quando muito consegue criar algo a mais fora galinhas, eles criam porcos. Plantam milho e feijão, isso para contribuir na renda da família, a mesma é beneficiária do "Auxílio Brasil", cujo valor é de R$ 400,00, o qual não é o suficiente para o sustento de toda a família.
Comentários