Vereador de Icó perde mandato por compra de votos.

Foto/Reprodução. 

Condenado por abuso de poder econômico e compra de votos, o vereador Francisco Evandro de Araújo Filho (PDT), de Icó, perdeu o seu mandato. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) oficializou a Câmara de Vereadores do Município e o Cartório Eleitoral acerca da decisão. Além da perda do mandato, o TRE solicitou a retotalização dos votos do vereador.

O Tribunal Regional Eleitoral solicitou a retotalização dos votos do vereador Francisco Evandro (PDT) que perdeu o seu mandado por ter sido condenado por compra de votos.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi promovida pelo Ministério Público Eleitoral, durante as eleições de 2020. A juíza eleitoral da 15ª zona, Karla Aranha, agendou para a última segunda-feira (13) a retotalização dos votos. 

Segundo o TRE é crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra pessoa, dinheiro, presente, ou qualquer outra vantagem, econômica ou não, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Além de multa, o candidato pode ter o seu registro cassado.


* Fonte / Opinião CE.

Comentários