Por unanimidade, Primeira Turma do STF transforma Bolsonaro e aliados em réus.
Foto: Reprodução/crédito Gustavo Moreno/STF.
Todos os ministros do colegiado seguiram o relator, Alexandre de Moraes, pelo recebimento da denúncia da PGR. Ação penal será aberta na Corte .
Com a transformação dos acusados em réus, haverá a fase de produção de provas por parte da acusação e dos advogados de defesa. Serão coletadas provas, realizadas oitivas de testemunhas e analisados documentos que possam reforçar ou enfraquecer a acusação.
Após esses passos, os magistrados decidirão pela condenação ou absolvição dos réus. A data de um possível julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda no primeiro semestre de 2025.
O grupo julgado hoje é formado pelos apontados como líderes da organização criminosa, sendo Bolsonaro o principal articulador. Os acusados foram denunciados por organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado.
www.pontaldosertao.com.br
Por Correio Braziliense/repórter - Luana Patriolino.
Comentários