Confirmado o primeiro foco de gripe aviária (vírus H5N1) em Quixeramobim no Ceará.

Foto: Reprodução. 

Em Quixeramobim, Ceará, foi confirmado o primeiro foco de gripe aviária (vírus H5N1) em galinhas criadas para subsistência, no estado. A confirmação aconteceu em uma criação doméstica — ou seja, aves para consumo próprio — no município sertanejo, sem relação com produção comercial.

📅 Linha do tempo

8 de julho de 2025: as amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Campinas (SP), 17 de julho de 2025 o laboratório confirmou a presença do vírus H5N1.

18 de julho de 2025 o governo do Ceará, por meio da Adagri, anunciou oficialmente o foco e iniciou medidas de contenção, interdição da propriedade, eutanásia das aves e protocolo de saneamento conforme o Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Medidas adotadas

Interdição da propriedade afetada e eutanásia das aves contaminadas, saneamento da área conforme protocolos federais e investigação em raio de 10 km ao redor da propriedade para identificar possíveis vínculos com outras criações.  

Situação no Ceará e no Brasil

Este é o primeiro caso confirmado em aves domésticas no Ceará, antes disso, houveram suspeitas descartadas, como em Salitre, Ceará.

No Brasil, até agora, foram registrados cerca de 181 focos de influenza aviária entre aves silvestres, de subsistência e comerciais, com este sendo o primeiro caso em criação doméstica no Ceará.

Segurança para o consumidor

A Adagri reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou comercializados é seguro, pois o vírus não é transmitido por ingestão.


www.pontaldosertao.com.br 
Via Redação. 

Comentários