Ministério da Justiça confirma prisão da Deputada Carla Zambelli na Itália.

Foto: Reprodução. 

A deputada federal Carla Zambelli (PL‑SP) foi presa na Itália nesta terça-feira, 29 de julho de 2025, conforme informou oficialmente o Ministério da Justiça do Brasil.

📰 O que se sabe até agora

Carla Zambelli havia fugido do Brasil em início de junho de 2025, após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF por crimes como invasão a sistema informático do Conselho Nacional de Justiça, falsidade ideológica e inserção de dados falsos, conforme apontado pelas cortes brasileiras.

Após deixar o país, ela se dirigiu à Itália — onde possui cidadania — e declarou viver como "exilada política", alegando perseguição pelo ministro Alexandre de Moraes e afirmando que o processo contra ela seria político, não criminal.

O Ministério da Justiça do Brasil confirmou que Zambelli foi localizada em Roma e presa pelas autoridades italianas nesta terça-feira, ainda não foi divulgado se a prisão ocorreu em cumprimento imediato do mandado brasileiro ou da Difusão Vermelha da Interpol, mas sabemos que Zambelli aguardava formalização de um pedido de apresentação às autoridades italianas por parte do governo brasileiro.

🔎 Contexto jurídico e diplomático

1. Mandado de prisão e pedido de extradição
O STF emitiu o mandado de prisão preventiva em 4 de junho de 2025, bloqueio de passaportes e a inclusão dela na lista de procurados da Interpol.

2. Tratado de extradição Brasil-Itália, o pedido de extradição brasileiro está em análise pelas autoridades italianas. O tratado de 1989 proíbe a extradição de cidadãos italianos por crimes políticos — e a defesa de Zambelli alega exatamente isso: que se trata de perseguição política, não crime comum.

3. Questões de direitos humanos, a defesa também invoca precedentes como o do ex-funcionário Pizzolato, cuja extradição foi adiada devido às precárias condições carcerárias no Brasil. A argumentação inclui garantir tratamento digno conforme normas internacionais .

✅ Em resumo

Data exata da prisão: 29 de julho de 2025 (terça-feira)

Local: Itália (Roma)

Mandato: cumprido em solo italiano com base em solicitação das autoridades brasileiras/Interpol. Próximos passos, análise do pedido de extradição, com possibilidade de Zambelli recorrer alegando crime político e risco a seus direitos humanos.


www.pontaldosertao.com.br 
Via Redação. 

Comentários