Prefeitura de Porteiras da início a Regularização Fundiária nas propriedades rurais do município.

Foto: Divulgação/Pontal do Sertão. Quadra Poliesportiva do Moreira. 

Através da prefeitura municipal de porteiras, a Secretaria de Agricultura deu início hoje dia 23 de julho de várias reuniões nas comunidades rurais, o moreira foi a primeira comunidade a receber as informações de como será conduzido o processo dos cadastros. 

O objetivo é fazer um chamamento público aos proprietários de áreas de terras, para em conjunto realizarem um trabalho entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Ematerce, Governo do Estado e o Idace, juntos realizarão os cadastros de Regularização Fundiária e Georreferenciamento das terras na zona rural de Porteiras. 
Nesse dia 24 de julho a equipe já iniciará os trabalhos começando pelo o Moreira e assim seguirá sequentimente a se estender por todo o município. 

O plano beneficiará proprietários de até 200 hectares de terra e o documento a ser entregue como título da propriedade, será totalmente gratuito, isso sem incluir os serviços de cartório, caso o proprietário queira a vir fazer algum registro em cartório, este arcará com as despesas. 

Georreferenciamento é um processo técnico que associa informações a uma posição geográfica na superfície da Terra, utilizando coordenadas geográficas (latitude e longitude) ou projeções cartográficas. Ele é essencial para várias áreas como agrimensura, engenharia, meio ambiente, agricultura, urbanismo, entre outras.

📌 O que é georreferenciamento?

É a atribuição de localização geográfica a dados ou objetos, para que possam ser representados em mapas digitais, sistemas de informação geográfica (SIG/GIS) ou imagens de satélite.

🧭 Principais aplicações:

Imóveis rurais é exigido pelo INCRA para regularização fundiária e registro em cartório, agricultura de precisão para mapeamento de solos, aplicação localizada de insumos, monitoramento de colheitas.
Planejamento e organização do meio ambiente, mapeamento de áreas de preservação, monitoramento de desmatamento e queimadas.

🛠️ Etapas do georreferenciamento:

1. Coleta de dados em campo: Utilizando equipamentos como GPS de alta precisão (RTK, por exemplo).

2. Processamento dos dados: Corrigir e organizar os dados em softwares de geoprocessamento (ex: QGIS, ArcGIS).

3. Criação de mapas e plantas: Representar graficamente os limites e elementos.

4. Laudos e certificações: No caso de imóveis rurais, deve seguir as normas do INCRA (como o SIGEF).


www.pontaldosertao.com.br 
Via Redação.

Comentários