A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu autorização para que a ferrovia Transnordestina inicie o transporte de cargas no trecho que liga os estados do Piauí e Ceará. A decisão representa um passo importante para a integração logística do Nordeste e para o escoamento da produção agrícola e mineral da região.
A autorização foi publicada no dia 9 de outubro de 2025. O trecho liberado compreende cerca de 679 quilômetros, ligando São Miguel do Fidalgo (PI) a Acopiara (CE), com foco inicial no percurso entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE). A operação será realizada em regime de comissionamento — ou seja, em fase de testes e com capacidade reduzida — conforme definiu a ANTT.
Apesar da autorização, o início efetivo das viagens inaugural ainda estava marcado para esta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, com saída de Bela Vista (PI) e chegada prevista em Iguatu (CE) no sábado, 25 de outubro. Contudo, a operação foi adiada por falta da Licença de Operação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Com a liberação, a Transnordestina passa a operar de forma comercial em um dos trechos mais estratégicos da ferrovia, que conecta áreas produtoras do Piauí, especialmente no cerrado piauiense, ao Porto do Pecém, no litoral cearense. A operação deve impulsionar o transporte de grãos, minérios e combustíveis, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade regional.
Segundo a ANTT, a autorização foi concedida após vistoria técnica e cumprimento de exigências de segurança operacional. A expectativa é que o trecho comece a operar plenamente ainda neste semestre, com previsão de ampliação gradual do volume transportado.
A Ferrovia Transnordestina, projeto iniciado há mais de 15 anos, tem como objetivo interligar os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, criando um corredor ferroviário de desenvolvimento para o Nordeste. O empreendimento é considerado fundamental para o escoamento de produtos agrícolas, minerais e industriais, além de representar um marco para a infraestrutura de transporte da região.
Com a autorização, o governo federal e a concessionária responsável esperam acelerar a conclusão de outros trechos da ferrovia, consolidando o corredor logístico nordestino e fortalecendo a economia regional.
Por redação/Pontal do Sertão.
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