Brasileiros estão falando menos de política no WhatsApp e mais da metade considera o ambiente “muito agressivo”, aponta estudo.
Os brasileiros estão debatendo menos política em grupos de WhatsApp, conforme aponta o estudo “Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens”, divulgado nesta segunda-feira (15) por instituições independentes de pesquisa. A redução no compartilhamento de conteúdos políticos está ligada a um sentimento crescente de hostilidade no ambiente digital, que leva muitos usuários a evitarem o tema até mesmo em grupos familiares.
Queda no debate político nos grupos
De acordo com os dados coletados entre 20 de novembro e 10 de dezembro de 2024, com 3.113 pessoas de todas as regiões do país com 16 anos ou mais, o compartilhamento de notícias de política caiu de forma significativa nos últimos anos nos grupos mais comuns do WhatsApp:
- Família: de 34% em 2021 para 27% em 2024
- Amigos: de 38% para 24%
- Trabalho: de 16% para 11%
Além disso, apenas 6% dos entrevistados participam de grupos voltados especificamente ao debate político — percentual que era de 10% em 2020.
Ambiente “muito agressivo” e autocensura
Mais da metade dos entrevistados (56%) relatou sentir medo de expressar opiniões políticas no WhatsApp por considerar o ambiente “muito agressivo”. Esse sentimento atravessa espectros ideológicos, atingindo pessoas que se identificam com a esquerda, o centro ou a direita.
Muitos usuários têm adotado comportamentos de autocensura para evitar conflitos:
- 52% dizem se policiar sobre o que publicam
- 50% evitam falar de política em grupos da família
- 65% evitam mensagens que possam atacar valores de outras pessoas
- 29% já saíram de grupos em que não se sentiam à vontade para se manifestar
Depoimentos recolhidos mostram que a tolerância às discussões acaloradas diminuiu e que muitos usuários preferem ignorar ou simplesmente evitar o tema para preservar as relações pessoais.
Apesar da tendência geral ao recuo, há quem continue postando conteúdos políticos, mesmo correndo o risco de causar desconforto nos grupos:
- 12% afirmam compartilhar algo que consideram importante mesmo que possa gerar desconforto
- 18% dizem que expressam opiniões mesmo que isso possa parecer ofensivo
Entre os 44% que se sentem mais seguros para falar de política no WhatsApp, as estratégias incluem usar humor, conversar individualmente ou restringir o debate a grupos com posições semelhantes.
Por redação/Pontal do Sertão.
Comentários